sábado, 23 de maio de 2015

Guarujá

Olá pessoal, hoje vamos falar do Guarujá, cidade do litoral paulista, que faz parte da Baixada Santista.
Desde o comecinho do namoro nós vamos muito pra lá e adoramos.
Praia da Enseada
No começo o Lu só me levava para a praia da Enseada, uma das praias mais lotadas do Guarujá, cheia de quiosques e vendedores ambulantes e eu odeio isso.
Aos poucos fomos pesquisando e descobrindo outras praias, lindas e pouco frequentadas.
E são dessas praias que vamos falar.

Nossa primeira descoberta foi a praia de São Pedro, ela fica num condomínio fechado, que o pessoal de lá gosta de falar que é uma reserva, mas na verdade é um condomínio luxuoso que só não proibiram a entrada de pessoas que não pertencem ao condomínio, porque é proibido.
No entanto, tem limite para o número de carros de visitantes que podem entrar.

Praia de São Pedro
A Praia de São Pedro é linda, é de tirar o folego, uma das praias mais lindas do Guarujá. Tem uma faixa grande de areia clara e um mar azulzinho, mas bem agitado. É ideal para surfistas e isso tem muito por lá.
Não possui quiosques e nem vendedores ambulantes, cada um tem que levar o que for consumir.
Nossa primeira vez nessa praia foi meio perrengue, porque não levamos nada, só uma bolsa térmica com cerveja, água e refri, não levamos cadeira de praia e nem guarda-sol e nosso protetor solar acabou sem que conseguirmos terminar de
passar no corpo todo.
Branquelos que somos, ficamos tostados...rsrsrsrs

Praia das Conchas
No mesmo condomínio tem mais duas praias, a Praia das Conchas e a Praia de Iporanga.
A Praia das Conchas é a minha preferida no mundo inteiro (do Guarujá...rsrsrsrs), sempre quero levar todos os meus conhecidos lá, mas nem todo mundo curte como eu.
Eu gosto dessa praia porque ela é bem pequenininha e não tem ondas, é tipo uma piscina natural e o melhor de água quente e transparente.
Ela fica entre a praia de São Pedro e a Praia de Iporanga.

Praia das Conchas






Já a Praia de Iporanga, é a mais disputada, a mais difícil de ter acesso, pois só são permitidos 30 carros de visitantes no estacionamento e para garantir que você será um dos 30, tem que praticamente madrugar na entrada do condomínio.
Praia de Iporanga
Praia de Iporanga
Mas vale a pena todo o esforço, é uma praia linda, bem grande, com ondas, mas não muito fortes, da pra entrar com criança, desde que tenha cuidado.
Essa praia tem um diferencial, talvez seja o motivo pela qual é tão disputada, ela possui uma cachoeira (cachoeirinha) artificial, mas que é uma delicia para tomar banho depois de sair da água salgada do mar.
Praia de Iporanga
Praia de Iporanga
Praia de Iporanga

Depois do Condomínio de Iporanga, na mesma estrada que liga o Guarujá a balsa de Bertioga, tem o Condomínio de Taguaíba, onde fica a Praia dos Três Pinheiro.
Essa praia não é tão boa e nem tão bonita quantos as do Condomínio de Iporanga, a areia é escura e as ondas muito fortes, ideal para surfistas.
Não curtimos muito essa Praia não, fomos uma vez só.

Seguindo pela estrada que leva até a balsa de Bertioga, temos a última praia do Guarujá, Prainha Branca.
Prainha Branca
Para chegar a Prainha Branca é preciso ir de barco, que se pega em Bertioga ou fazer 30 minutos de trilha.
Essa praia é completamente diferente das praias anteriores, pois é numa vila de pescadores, super simples. Têm quiosques, campings, restaurantes, surfistas, hippies, reagge.
O clima da praia lembra um pouco Trindade, acho que os frequentadores são os mesmo, a estrutura da praia é bem simples.
Demos uma olhada nos campings e são todos quase sem estrutura alguma, no quintal das casas.
Ficamos sabendo que é proibido ter camping lá, mas parece que o pessoal não respeita muito não.
É uma praia linda, areia clarinha, mar azul meio esverdeado, mas a água é super transparente.
Para chegar até lá, optamos por ir de barquinho, e só isso já valeu o passeio, são uns 10 minutos de barco por um caminho lindo, pagamos 15 reais por pessoa, achei caro, mas era época de alta temporada, acho que fora de temporada deve ser mais barato.
Na volta, voltamos pela trilha, para conhecer e ver se dá pra ir e voltar pela trilha na próxima vez para economizar.
A trilha é bem tranquila, toda calçada, mas é morro acima na primeira metade e morro a baixo na segunda metade. Se não tiver preguiça de andar um pouco, vale a pena.

Praia do Eden
Outra praia que tem um estilo mais "roots" como o da Prainha Branca é a Praia do Eden, essa fica próxima ao centro, dentro de um Condomínio também, Sorocotuba, mas diferente das outras não tem estacionamento, nem banheiro, nem nada, não tem nenhum tipo de estrutura.
Para chegar na praia é preciso fazer uma trilha bem pequena, uns 50 metros, eu acho, mas é bem puxadinha, porque é bem íngreme, mas vale super a pena o esforço.
É uma praia bem pequenininha, no dia que fomos as ondas estavam fortes, mas não sei se são assim sempre.
Os frequentadores são pessoas desapegadas de conforto e que curtem um contato mais próximo com a natureza, pois como disse, não tem banheiros e nem quiosques.

Ainda existem varias outras praias no Guarujá, como Tombo, Pitangueiras, Mar Casado, Pernambuco, entre outras, mas essas são mais conhecidas e muito lotadas então não costumamos frequentar.

Existem ainda três praias desertas e pouco conhecidas no Guarujá que ainda não fomos que é a Praia de Sangava, para chegar nela é necessário fazer umas 2h de caminhada (bem puxado, né), precisamos de ir com tempo para fazer esse passeio. Outra praia deserta a conhecer é a praia do Camburi, que dá pra ir de barco, ou por trilha pela Prainha Branca, e nessa praia também tem uma cachoeira. E a Praia Preta também só tem acesso por trilha, pela Prainha Branco ou por barco.

Parece que deixamos as praias de mais difícil acesso por último, e agora não sei quando vamos poder conhecer, pois estamos esperando um bebê o que torna tudo um pouquinho mais complicado, mas não impossível.

Espero que tenham gostado.

Beijinhos
Maira e Lu

5 comentários:

  1. Parabéns pelo blog e pela nova marca. Estamos acompanhando vocês. Abraços de Carlos e Gleidys do Nas estradas do Planeta. Nos vemos no MEI15.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Carlos e Gleidys!
    Com certeza nos encontramos no MEI 15.
    bjnhos

    ResponderExcluir
  3. Olá Maira e Lu, certamente iríamos amar esse local! Muito muito lindo!!

    Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Podem ir sem medo...não tem como não gostar.
      Obrigada!
      bjinhos

      Excluir
    2. Podem ir sem medo...não tem como não gostar.
      Obrigada!
      bjinhos

      Excluir