quinta-feira, 8 de setembro de 2016

1ª acampada da Mariana - Camping do Paiol

Depois de 15 meses sem acampar, agora chegou a hora.
Tomamos coragem, arrumamos as tralhas e partimos rumo a Águas da Prata/SP - Camping do Paiol.

Primeiro vou falar como fizemos para escolher um camping.

Como a Mariana tem só 9 meses, então queríamos um camping que tivesse uma boa estrutura e fosse próximo a Pouso Alegre/MG (nossa cidade), consultamos alguns campings, fuçamos nos blogs dos amigos e ficamos entre o Camping Recanto dos Carvalhos em São Lourenço/MG e o Camping do Paiol.
O Recanto dos Carvalhos não foi descartado não, ainda queremos muito ir pra lá, mas dessa vez o escolhido foi o Camping do Paiol.

Nossa intenção era sair de Pouso Alegre sexta-feira por volta das 15h...mas com criança e mil coisas para levar essa missão foi bem impossível...depois de sair e voltar 3 vezes finalmente conseguimos pegar estrada rumo a Águas da Prata às 17:00.
Aconteceu tudo do jeito que eu não queria, não queria chegar no camping à noite, não queria ter que montar a barraca à noite, mas foi o que deu pra fazer.

Por volta das 19h de sexta-feira (dia 2 de setembro) chegamos no camping.
Foi super tranquilo de encontrar, logo que passa a praça de pedágio (estrada entre Poços de Caldas e Águas da Prata) já tem um plaquinha indicando camping...aí é só andar mais uns 500 metros e chegou.


Chegamos no camping bem na hora da papinha de janta da Mariana, ai pensamos em montar primeiro o móvel de cozinha e o fogão para esquentar a comidinha dela em banho-maria (ia demorar um pouquinho, mas era o que dava), mas já na recepção eu perguntei se não tinha um lugar para esquentar a papinha (assim como quem não quer nada), aí o moço da recepção disse que ele esquentava pra mim no micro-ondas da lanchonete. Ufa...uma coisa a menos para preocupar naquele momento.

Enquanto eu dava a papinha para a Mariana o Lu foi montando a barraca (que ele não se lembrava como montava...rsss...mas no final deu certo).

Demoramos um pouco para arrumar tudo, mas conseguimos e às 21h Mariana já estava dormindo.
Nos preocupamos em fazer tudo dentro da rotina dela, para que ela se sentisse bem, pois um bebê fora da rotina fica bem chato e nervoso.

Bebê dormindo, chega a hora dos pais curtirem um pouquinho.
O Lu fez um cachorro-quente e ficamos conversando e tomando cerveja (a minha sem álcool, porque eu ainda estou amamentando) até a hora que ficamos com sono (e isso não demorou muito pra acontecer).

O camping tem regra do silêncio, após às 22:30 não pode fazer barulho, nós fomos dormir mais tarde que isso, mas percebemos que nossos vizinhos bem antes disso já estavam com as luzes apagadas.

1ª noite muito bem dormida, a Mariana dormiu super bem, como se estivesse em casa.
Mas ela estava, só que na nossa cassa móvel, nossa casa de passeio.

Achamos muito engraçado quando ela acordou, pois olhava tudo com uma cara de curiosa e depois olhava pra gente e via que estava tudo bem.

Apenas uma coisa nós deixou um pouco preocupados na 1ª noite, pois no camping não pega celular e a internet não estava funcionado, então ficamos completamente incomunicáveis, não consegui avisar a minha mãe que chegamos bem, que a Mariana estava bem, super curtindo.
Mas logo pela manhã, quando estávamos saindo para ir na cidade para tentar comunicação com o Mundo a internet voltou a funcionar.
Estávamos preocupados também com um casal de amigos nossos que iria se juntar a nós no sábado.

Aproveitamos o sábado de manhã para dar uma voltinha na cidade, que não tinha muita coisa.
Fizemos uma trilha ecológica de 1 km até a nascente da Fonte Vilela, que foi a maior furada da viagem, para não dizer mico. 1 km de subida para chegar num lugar e ver um cano caindo água. Não recomendo mesmo.

Achamos a cidade  (pelo menos a parte que fomos) muito mal cuidada.
Demos uma volta nas barraquinhas e na praça em frente as barraquinhas.

A Mariana aproveitou para molhar as mãozinhas nas águas e adorou.

Na praça tinha um pedalinho, muito mal cuidado, mas que estava fechado.

No meio das barraquinhas e no bosque vimos muitos macaquinhos.
Retornando ao camping paramos na cachoeira Cascatinha, só para conhecer e tirar umas fotos, tinha um pessoal nanando, mas estava frio...não animei não.











Sábado a tarde ficamos curtindo o camping, fazendo churrasco e esperando nossos amigos chegarem.
Eles são um casal com dois filhos pequenos de 4 e 3 anos.
















Quando eles chegaram foi só alegria, a Mariana adorou brincar com eles, os 3 ficaram muito amiguinhos logo de cara e brincaram até tarde da noite, não queria ir dormir de jeito nenhum, mas também quando caíram na cama...capotaram.






No sábado a Mariana deu um pouquinho de trabalho para dormir, pois estava muito agitada, mas depois que conseguiu dormir foi tranquilo.








Crianças dormindo...os adulto podem se divertir um pouco também...mas não aguentamos por muito tempo...quem tem criança pequena sabe que é bem difícil ficar curtindo até tarde depois de um dia em que se acordou cedo e cuidou de criança o dia todo.

Nessa 2ª noite o camping já estava mais cheio, tínhamos mais vizinhos, mas ninguém desrespeitou a lei do silêncio, nem nós.

Domingo cedinho já pulamos da cama, a barraca estava um forno e fora da barraca uma ventania doida.
Diversas vezes de madrugada ficamos na dúvida se estava chovendo ou se era só vento, nunca peguei uma ventania assim acampando, mas foi legal, pois nossa barraca aguentou bem (já dá até para ir para São Thomé das Letras).

Fomos passear na cidade de novo, mas agora com nossos amigos e resolvemos ir no Pico do Gavião.
São 17 km de estrada de terra, mas tranquilo, a estrada é boa.
Chegando lá é necessário pagar R$ 10,00 por pessoa, mas vale a pena, pois o lugar é super bem cuidado, tem uma cantina, banheiros super limpos. Lá tem camping também (R$ 30,00) por pessoa, só não vi aonde ficam as barracas. Tem uma cozinha comunitária bem legal e banheiros bem legais, bem mais legais do que os do camping do Paiol.
Pensei se no camping do Paiol já estava uma ventania doida de madrugada e de manhã, imagina lá em cima no Pico do Gavião.
A vista lá de cima é linda e tem parquinho para as crianças, enquanto os adultos curtiam o visual, as crianças brincavam no parquinho.

Lá tinham algumas pessoas pulando de paraglider, mas na nossa turma ninguém se animou de pular não...ficamos só olhando.

De volta no camping...chega a hora mais triste do fim de semana...desmontar tudo e ir embora.
O Lu fez um almoçinho rapinho para a galera e começamos a desmontar as coisas, que demorou bem mais do que tínhamos programado.
Chegamos a conclusão que no domingo não da para passear, temos que ficar na função de arrumar as coisas para ir embora, pois arrumar tudo e ainda olhar um bebe não foi muito tranquilo não, ainda mais quando no meio disso tudo tem que parar para dar comida, banho, mama, colocar para dar uma dormidinha.
Tinhamos programado para sair do camping por volta das 15 ou 16h, mas não rolou, conseguimos sair quase às 18h.

Foi um fim de semana muito agradável, a Mariana curtiu muito, os filhos dos nossos amigos que nunca tinham acampado também adoraram e não queriam ir embora...rsrsr....nem a gente né! Um fim de semana pra acampar é muito pouco...queremos mais e mais.

*Sobre o camping:
Muito legal, apesar dos banheiros serem velhos atende muito bem a necessidade. Estavam sempre limpos.
A estrutura é ótima. Tem parquinho para as crianças, piscina, churrasqueira e cantina (que fecha cedo) que serve café da manhã, almoço e pizza, tem um lago grande para pesca e cachoeira (que não chegamos a conhecer).
Não vou postar fotos do camping, porque no site deles tem muitas fotos e são fieis a realidade.
Voltaria outras vezes.

* dica:
uma coisa que não me lembrava que usávamos e que achei muito legal foi a bacia para levar a louça suja para lavar, nós colocamos o nome dela de PIA era nossa pia, pois íamos colocando a louça suja ali e quando acumulava muito íamos lá e lavávamos...como achei isso muito legal...resolvi compartilhar...porque principalmente para quem esta começando nessa vida campista isso pode não ser uma coisa intuitiva.



















8 comentários:

  1. Pessoal, que história bacana!!! Tenho certeza que foram momentos fantásticos, principalmente tendo a companhia da pequena Mariana nesse universo das barracas. Mas não tem coisa melhor, juntar a família, os amigos e poder curtir a natureza de maneira tão próxima como num camping. Parabéns pelos relatos.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Adorei , muito bom o texto e as fotos. Delicia viajar com os pequenos .

    ResponderExcluir
  3. Adorei , muito bom o texto e as fotos. Delicia viajar com os pequenos .

    ResponderExcluir
  4. Muito ciúme de não estar na iniciação da Mariana na vida campista.... Rsrsrsrrsrs

    Só fizeram me dar mais saudades de vcs e da nossa vila. Chega logo!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Muito ciúme de não estar na iniciação da Mariana na vida campista.... Rsrsrsrrsrs

    Só fizeram me dar mais saudades de vcs e da nossa vila. Chega logo!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Adorei o post... estivemos neste camping a pouco tempo....adoramos....nosso blog é http://boraprocamping.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Muito legal, ainda mais com a pequena Mariana estreando no campismo, muito especial !
    Ainda esses dias comentei com a Alê que fazia tempo que não tinhamos notícias de vocês. Bom saber que voltaram a acampar. Beijo e sejam bem vindos de volta.

    ResponderExcluir
  8. Muito legal, quem disse que não dá pra acampar com criança, é? Eu aos 3 meses já acampava, e com fralda de pano kkkkk Mas não sei se teria o mesmo pique da minha mãe, não.
    Eu levo um escorredor de louça de plástico, funciona como a sua bacia, mas é que sou metida mesmo kkkkk a louça seca mais rápido nele.
    Beijo, ótima acampada!

    ResponderExcluir