domingo, 7 de janeiro de 2018

São Thomé das Letras - Camping do Noel

"São Thomé das Letras está localizada no pico de uma montanha de pedra, incrustada na Serra da Mantiqueira, a 1.444 metros do nível do mar. O céu é muito azul e a cidade é envolvida por um vale intensamente verde, onde se escondem magníficas grutas, cachoeiras, cavernas sem fim e ladeiras onde os carros sobem sozinhos"(site da prefeitura ).




Já há algum tempo estávamos doidos para acampar em São Thomé, e como nossos amigos Bruno e Renata, do Canal Vamos Acampar, queriam acampar também, nós os chamamos para vir acampar com a gente em São Thomé.

 
Nós (eu e o Lu) já conhecíamos a cidade, mas nunca acampamos.

Escolhemos o camping do Noel, pois todo mundo que a gente conversou falou super bem desse camping. E já posso falar, é bem legal mesmo, nós adoramos...atendeu bem a nossa necessidade.

Chegamos na sexta-feira de tarde e começamos a montar tudo com a ajuda da nossa campista mirim...que adora ajudar a montar a barraca.
  
começando a montar a barraca
Quando estávamos quase acabando nosso amigos chegaram.
A noite aproveitamos para botar o papo em dia pois estávamos sem nos ver há alguns meses.

No sábado saímos cedo para apresentar a cidade aos nossos amigos, pois a previsão do tempo era de chuva, mas não choveu nada e deu para aproveitar bem a cidade e passar pelos principais pontos turísticos.









Pirâmide
       


Além de não chover, ainda o Sol saiu e corremos para a cachoeira.


São Thomé tem muitas cachoeiras, mas como já era tarde e logo o Sol iria embora escolhemos a do Flávio.





Na volta ao camping paramos em um barzinho super charmoso, a cara de São Thomé para tomar uma  cerveja (artesanal, fabricada ali mesmo), e bater um papo.   


Super café da manhã campista
A noite fizemos um churrasquinho (de lei no camping).


Domingo amanheceu chovendo, então todos os nossos planos tiveram que ser adaptados.

A Renata queria fazer um big café da manhã, e fizemos, só que dentro do gazebo.


Tinhamos planejado tomar café da manhã, fazer uns lanchinhos para comer na cachoeira e passar o dia passeando e depois voltar, desmontar as coisas e ir embora, mas como amanheceu chovendo ficamos meio sem saber o que fazer depois do café da manhã e ficamos por ali pelo camping mesmo.


   

Mais ou menos na hora do almoço a chuva passou e veio o Sol, meio tímido mais veio, demos almoço para Mariana, gravamos um vídeo para o canal dos nosso amigos que logos vocês vão ver no ar e fomos passear.




Início da trilha para o
Poço das Esmeraldas




 Escolhemos ir conhecer o Poço das Esmeraldas em Sobradinho que é um distrito de São Thomé, o camping fica na estrada entre São Thomé e Sobradinho, alias, nessa estrada tem muitos campings. camping). A chuva deixou a gente se divertir o dia todo, mas a noite ela veio fraquinha, mas veio.


Chegamos em Sobradinho com chuva, mas como a chuva estava indo e voltando toda hora, não desistimos e fomos em busca do Poço das Esmeraldas.


Quando  começamos a trilha  (uma  trilha  leve mais um pouquinho demorada para nós que estávamos com uma bebe de 1 ano e 11 meses) havia parado de chover, no caminho deu uma chuviscada, mas resolvemos arriscar e fomos em frente. Combinamos de voltar só se a chuva ficasse forte. Foi a melhor coisa que fizemos, porque o Sol saiu,  bem forte.

O 1º que encontramos - Poço Azul
Chegamos - Poços das Esmeraldas



Primeiro encontramos o Poço Azul, o Poço Verde e finalmente o Poços das Esmeraldas, que tem esse nome pois antigamente acreditavam que havia esmeraldas lá.

O lugar é LINDOOOO valeu muito apena cada passo na trilha.





A Mariana se comportou muito bem, não reclamou, andava um pouco, quando cansava pedia colo e ai a pegávamos e assim conseguimos concluir a trilha com sucesso.




Depois desse passeio voltamos para o camping e começamos a desmontar as coisas, foi a primeira vez que desmontamos tudo a noite e não achei isso uma boa experiência, mas foi bom porque conseguimos aproveitar o dia.

Dessa acampada ficou a vontade e a certeza que iremos voltar muitas e muitas vezes.


Queremos voltar com mais tempo, pois ainda tem muita coisa para conhecer.

Quem ainda não conhece São Thomé das Letras, coloque na sua lista de lugares para conhecer, pois não vão se arrepender.


Beijinhos Maira e Lu


*****Sobre o camping:

É lindo, tem uma estrutura mínima necessária, com banheiros limpos e cozinha comunitária. Tem também restaurante que serve café a manhã e almoço.
Não tem nem trocador nos banheiros e nem parquinho, sentimos muita falta disso.


O camping é bem grande e bem arborizado, tem pias de água mineral e pontos de luz espalhados pelo    camping. Possui algumas áreas cobertas para montar barracas (achei isso muito legal, principalmente para época de chuva).

A dona do camping (Rosângela) nos recebeu super bem, nos sentimos muito acolhidos. Valorizamos muito quando isso acontece, pois já fomos muito mal acolhidos em alguns campings da vida.

Na estrada São Thomé - Cruzilia/Baependi - tem essa entrada cheia de placas de campings...e um deles é o Camping do Noel - super fácil de achar.


banheiros

 
um lago pequeno dentro do camping





restaurante

cozinha comunitária

ducha




pias espalhadas pelo camping


mesinhas de pedra e churrasqueiras por todo o camping,


área coberta para barracas com churrasqueira e pia

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário