terça-feira, 1 de outubro de 2013

Muffin de chocolate com banana

Como sou louca por doces, estou sempre procurando receitinhas novas e que não engordam para fazer.

Ontem a noite fiz um Muffin de chocolate com recheio de banana para comer hoje no lanche da tarde .



Ingredientes:
1 colher (sobremesa) de cacau em pó 100%
4 colheres de amaranto em flocos (pode substituir por outra farinha)
2 ovos
2 banana prata (1 para a massa e outra para o recheio)
2 colheres de café de fermento químico (pó royal)
6 gotas de essência de baunilhamix de castanhas e canela para salpicar

Modo de preparo:
Bata todos os ingredientes no Mixer ou Liquidificador exceto 1 banana, a canela e o mix de castanhas.
Depois que formar uma massa homogênea despeje nas forminhas. Como usei forminhas de silicone, nem precisei untar, mas se for usar outro tipo de forminha é necessário untar antes de colocar a massa.
Rechear com banana picadinha e salpicar canela e o mix de castanhas por cima. Levar ao forno médio por uns 25 minutos, ou até dourar. 

Rende 7 muffins e cada uma tem aproximadamente 65 kcal.



O amaranto deixa a massa super fofinha.



O amaranto é considerado um alimento funcional, pois atua no nosso organismo como um todo, prevenindo alguns tipos de doenças e trazendo muitos benefícios para a saúde, como a prevenção da desnutrição, combate ao colesterol e o excesso de peso, devido ao seu alto poder de saciedade, sua farinha é considerada uma ótima opção para os celíacos, pois não contém glúten.
O consumo de amaranto serve também para atletas, pois devido a suas propriedades naturais ele ajuda no aumento da massa magra, além de possuir ação anti-inflamatória, recuperando músculos após a prática das atividades físicas, ainda fortalece o sistema imunológico e combate a hipertensão arterial.
As proteínas encontradas no amaranto são muito superiores quando comparadas a alguns vegetais como a soja e o feijão, sendo biologicamente comparada a proteína do leite. Também é rico em fibras e fonte de cálcio, zinco, fósforo, potássio e vitaminas A e C.
O amaranto ainda possui mais ferro em relação a qualquer outro cereal e por conter lisina é considerado pelos nutricionistas um alimento equilibrado e de alto valor nutricional.
O amaranto vem sendo cada vez mais utilizado por quem deseja perder peso de forma saudável, seu consumo regulariza a absorção do açúcar o organismo, já as fibras reduzem a velocidade da digestão, promovendo uma sensação de saciedade por muito mais tempo e ainda melhora o funcionamento do intestino.
















Nenhum comentário:

Postar um comentário