terça-feira, 22 de outubro de 2013

Pão de batata doce

Olá queridos leitores,

Na busca por alimentos mais saudáveis e mais nutritivos, nos deparamos com os beneficioso da batata doce. E diante disto tive a ideia de preparar um pão utilizando a batata que já tínhamos na geladeira, e não é que deu certo?!

Vamos pra mais uma receitinha:

Pão de Batata Doce



Ingredientes

500 gr. de batata doce cozida e amassada
3 ovos
2 colheres (sopa) de chia hidratada ( só colocar na água por 30 minutos)
2 colheres (sopa) de farinha de linhaça
1 colher (sopa) de farelo de aveia
1 colher (sopa) rasa de pó royal

Modo de Preparo:
  1. Coloque todos os ingredientes em um recipiente e misture.
  2. Use o mixer para triturar os ingredientes até formar uma massa homogênea.
  3. Unte bem uma forma, leve ao forno por 1 hora, na temperatura média (250°)




A receita inteira rendeu três pãezinhos e um pão de forma que deu 16 fatias - cada fatia com 48 kcal

Benefícios da Batata Doce:
A batata doce é um dos alimentos fonte de carboidratos prediletos dos praticantes de musculação devido ao seu índice glicêmico. Este índice reflete o impacto promovido pelo carboidrato ingerido nos níveis sangüíneos de glicose, sendo que quanto mais baixo, melhor. O índice glicêmico da batata doce é 44, e isto a torna ideal para ser consumida como fonte de carboidratos durante o dia, e principalmente, entre 1 e 2 horas antes de uma sessão de treinamento com pesos.

Além do índice glicêmico favorável, esse alimento possui alta taxa de vitamina A, vitaminas do complexo B e alguns sais minerais, como cálcio, ferro, potássio, fósforo e um pouco de vitamina C.

As batatas-doces também são mais ricas em ferro e possuem 5 vezes mais cálcio. Isto tem uma importância especial para cobrir determinadas necessidades dietéticas. Outro caso é o teor em vitaminas. A batata-doce é muito rica em vitamina A.

A batata-doce fornece em média para cada cem gramas: 116 calorias, 1,16 gramas de proteínas, 30,10 gramas de carboidratos e 0,32 gramas de lipídios.


Nenhum comentário:

Postar um comentário